mercredi 17 août 2016

Minha estreia na causa antitourada, no Facebook: a indignação, o protesto, e a réplica aficionada...




Mas quem afinal se acha no direito de afirmar que touros são animais "de lide"?Terão eles sido criados com o único propósito de saciar a sede de sangue e de dinheiro de alguns poucos dentre nós?
Ou será que nós, os animais evoluídos teimamos em tolerar barbárie porque é tradição, de matar em nome da "cultura"? Toda crueldade contra um animal baseia-se na falácia do especismo, e agradeço pela oportuna lembrança de outros exemplos de maus-tratos a que se refere no seu comentário.
Poder-se-iam inumerar tantos e tantos outros... A propósito, tristeza e dor sentiríamos se fôssemos apartados de nossa genitora aquando crias, mutilados e marcados a ferro para um fim certeiro, acuados, lancetados e picados, a ouvir o alarido histérico, de quem se diverte ao nos ver sangrar e agonizar, por "cultura e tradição". Mas nunca por Ética.
Trata-se de um patamar de igualdade, no que concerne ao direito de viver uma filha plena, sem dor, nem submissão. Homens também são animais, com capacidades cognitivas superiores. Mas isso não nos dá nem nunca deu, o direito, do ponto de vista da Ética, de torturar e matar os animais, apenas porque eles não têm essas faculdades intelectuais. Aliás, se for esse o argumento para submetermos os animais aos nossos caprichos mais cruéis, seria uma falácia, porque não se aplicaria aos bebés e pessoas com défices cognitivos permanentes.
Animais podem não pensar como seres humanos, mas nem todo ser humano tem essa capacidade, e nem por isso andamos por aí a trucida-los em arenas cheias (pelo menos, desde o fim do Holocausto da II Grande Guerra). A vida evolui, e o homem evolui junto. Amadurecemos e aprendemos, mudamos, e é bom, senão, o que andavamos cá a fazer? Sejamos humildes como as crianças, que não têm vergonha de errar e recomeçar. Com os animais, podemos aprender muito, a começar pelo respeito ao próximo, e assim, TUDO VAI MELHOR!
Disponível em: <https://www.facebook.com/asparedesdebejafalam/posts/1149636658431445>(acesso em 27/09/2016)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire